Equipe

EQUIPE

AMBIENTAL

Thiago Medaglia - Coordenador e Editor

Jornalista e escritor, é o fundador da Ambiental e atua como editor de projetos especiais no InfoAmazonia. Como repórter e editor, trabalhou nas revistas (Os Caminhos da) TERRA e National Geographic Brasil, na qual ainda atua como freelancer. Bolsista do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, 2015) e pós-graduado em Jornalismo Empreendedor pela City University de Nova York (Cuny, 2016).

Laura Kurtzberg – Desenvolvedora web

Exploradora da conexão entre informação e arte, faz mestrado em Mídia Interativa na Universidade de Miami. Foi analista de dados no InfoAmazonia e bolsista do Instituto Santa Fé, organização americana dedicada à ciência de sistemas adaptativos complexos. Aventurou-se no jornalismo na região de Loreto, Peru, medindo gases de efeito estufa e entrevistando pesquisadores da Universidade Nacional da Amazônia Peruana.

Juliana Tinoco - Repórter Especial e Redatora

Como repórter, dedica-se à cobertura investigativa de meio ambiente e ciência. Passou pelas áreas de comunicação do Greenpeace Brasil e do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico (RJ). Colaboradora do site OEco, foi gerente de comunicação do Museu do Amanhã e hoje ocupa o mesmo cargo na Swissnex Brazil. Tem mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE).

Flavio Forner – Fotojornalista e Programador Web

Trabalha com desenvolvimento web voltado para conteúdo jornalístico. Atuou em projetos para os jornais The Washington Post, Los Angeles Times, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo; canais BBC, Al Jazeera e TV Cultura. Premiado pela Society for News Design em 2010, é cofundador da Ambiental.

Felipe Valente - Redes Sociais

Publicitário formado pela Faculdade Cásper Líbero, é cofundador da Ambiental e um dos gestores de sua comunidade, formada por cientistas e profissionais de mídia. Redator e roteirista, já realizou projetos especiais de conteúdo proprietário de grande impacto para empresas e instituições.

Gustavo Faleiros - Consultor Editorial

Jornalista com mestrado em Política Ambiental pelo King’s College de Londres. Foi repórter e correspondente em Brasília do jornal Valor Econômico, além de editor e diretor-executivo do site O Eco. Duas vezes bolsista Knight pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), hoje coordena o InfoAmazonia e é secretário-geral da Earth Journalism Network (EJN).

Alberto Cairo - Consultor Especial (Visualização de Dados)

Referência mundial em visualização de dados, tem duas décadas de experiência como jornalista e designer. Liderou equipes na Espanha, no Brasil e nos Estados Unidos. É diretor do Programa de Visualização no Centro para Ciências Computacionais da Universidade de Miami, onde também leciona; consultor de empresas como Google, Microsoft, Nielsen e outras; autor de livros sobre infografia e organizador do primeiro MOOC (Curso online livre, na sigla em inglês) de jornalismo.

Goretti Tenorio - Revisora (Português)

Jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), colabora como redatora, editora e revisora de texto em diferentes publicações. Atuou por mais de 20 anos na Editora Abril em publicações como Veja, Guias 4 Rodas, Playboy e outras. Foi redatora-chefe da divisão Abril.com.

Maria Bitarello - Tradutora

Escritora, jornalista, tradutora e mestre em Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade da Califórnia (UCLA). Só sei que foi assim (2014) é seu primeiro livro e seus trabalhos estão no blog ioncemetagirl.com.

PRINCIPAIS FONTES E DADOS

Jos Barlow, Universidade de Lancaster (Reino Unido)

Professor de Conservação em Lancaster, no Reino Unido, e cofundador da Rede Amazônia Sustentável. Principal autor do estudo “Distúrbios antrópicos podem ser tão importantes quanto o desmatamento na condução de perda de biodiversidade tropical”, no qual a visualização dos dados desta plataforma está baseada. Barlow integra o corpo docente de dois cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Pará e lidera três projetos de pesquisa na região de Santarém em parcerias Brasil-Reino Unido. Trabalha na Amazônia brasileira desde 1998.

Joice Ferreira, Embrapa Amazônia Oriental

É pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, bióloga, cofundadora da Rede Amazônia Sustentável e professora associada à pós-graduação da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisas na Amazônia há 15 anos, abrangendo a busca de soluções para conciliar conservação ambiental, agricultura e uso de florestas.

Toby Gardner, Instituto Ambiental de Estocolmo (Suécia)

Pesquisador sênior do Instituto Ambiental de Estocolmo (SEI), onde é um dos líderes da Iniciativa de Sustentabilidade de Produtor para Consumidor e a recém-lançada plataforma Transparência para Economias Sustentáveis (Trase). Acumula 15 anos de experiência com sustentabilidade dos usos da terra nos trópicos. Trabalha extensivamente na Amazônia brasileira, sendo um dos fundadores da Rede Amazônia Sustentável.

Alexander Lees, Universidade de Manchester (Reino Unido)

É professor de Ecologia Tropical na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, e pesquisador associado no Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Atua na Amazônia desde 2004, quando começou a investigar os impactos da fragmentação de hábitat para as aves da floresta em seu doutorado pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido. Pertence ao comitê gestor da Rede Amazônia Sustentável e é ligado ao Museu Paraense Emílio Goeldi, onde passou cinco anos como pós-doutorando.

Erika Berenguer, Universidade de Lancaster (Reino Unido)

Brasileira, pesquisadora sênior nas Universidades de Oxford e Lancaster (Reino Unido), especializada em florestas tropicais. Coordenador da equipe de vegetação no estudo “Distúrbios antrópicos em florestas tropicais podem dobrar a perda de biodiversidade pelo desmatamento”, o qual inspirou  a plataforma Floresta Silenciosa. Seus estudos se concentram na compreensão de como os distúrbios causados pelo homem levam à degradação das florestas tropicais, especificamente seus efeitos sobre os estoques de carbono e a diversidade de plantas na Amazônia brasileira. Com sua equipe, coletou amostras de mais de 80.000 árvores em um ano.